Por | 30 de maio de 2023 | 2 min
LinkedInTwitterFacebookWhatsAppEmail

Nos dias 16 e 17 de maio foi realizado o 𝟏º 𝐅ó𝐫𝐮𝐦 𝐝𝐞 𝐌𝐞𝐫𝐜𝐡𝐚𝐧𝐝𝐢𝐬𝐢𝐧𝐠 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐒𝐮𝐩𝐞𝐫𝐦𝐞𝐫𝐜𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐀𝐏𝐀𝐒 𝐒𝐇𝐎𝐖 𝐁𝐲 𝐏𝐎𝐏𝐀𝐈. A união de esforços entre o POPAI Brasil – uma associação sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento da atividade de Marketing de Varejo no Ponto de Venda – e a APAS – Associação Paulista de Supermercados – reflete o entendimento do mercado de que é urgente construir e nutrir uma relação sólida e integrada entre supermercados e fornecedores, bem como a troca de conhecimentos e boas práticas entre ambas as partes.

Entre painéis sobre merchandising – que abordou estratégias para aumentar a visibilidade e atratividade dos produtos, tanto em lojas físicas quanto em plataformas digitais- e sobre a construção de valor através de experiências conectadas – que explorou a importância da consideração do shopper – estivemos presentes por meio da presença do nosso CEO, Stenio Souza, um dos palestrantes do Painel Field Marketing – Ativando Marcas e Construindo Experiências.

Durante a palestra, Stenio afirmou que o trabalho de execução ganhou um protagonismo que antes não existia. Planejamento e estratégia requerem um estudo aprofundado, e a relação entre agência, indústria e varejo são fundamentais para alcançar os resultados que todos precisam. É preciso entender que o varejo tem uma dor, e o fator humano é imprescindível para ampliar os horizontes e conquistar uma fatia desse mercado.

Ressaltou quão importante é a coleta de dados para otimizar e gerenciar as tarefas de forma inteligente e concisa. A colaboração entre varejo, indústria e agência é importante para potencializar diversas camadas de dados, de forma a mitigar as rupturas que possam existir.

A gestão das pessoas é um grande desafio e deveria ter mais participação da indústria e do varejo. Cerca de 80% dos custos do field marketing são folha de pagamento, e precisamos aprender a desenvolver a trilha de carreira dos promotores para eles entenderem que é possível ter o merchandising como carreira.

É importante ressaltar que a demanda pessoal não é só da agência/cliente, a indústria/varejo também tem a sua parcela de reforçar o comprometimento do time responsável pelo campo. Faz parte do “encantamento” que somente pessoas podem fazer e que nenhum robô consegue cobrir.

A tríade tecnologia, dados e pessoas tem como principal objetivo buscar uma jornada mais sustentável para os negócios, reconhecer o valor do trabalho e buscar um caminho de parceria. É necessário elevar o patamar, reconhecimento e união de todos que fazem parte de um projeto.

Sabemos que o caminho é longo, mas o primeiro passo foi dado.
Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades.