Por | 16 de dezembro de 2022 | 4 min
LinkedInTwitterFacebookWhatsAppEmail

Parte do compromisso da Smollan iTrade de fornecer uma solução verdadeiramente global e de ser um parceiro estratégico para os clientes inclui garantir que estamos conectando os pontos entre mercados e equipes, tanto dentro do nosso negócio quanto do deles. Ao atuar com marcas em diversos territórios, passamos a medir não apenas o progresso da nossa parceria, mas também a performance em cada um dos mercados, as tendências observadas e também insights que ilustram como a categoria tem se apresentado em todos os canais globalmente. 

A partir disso, abre-se um vasto leque de aprendizados e de boas práticas que podem inspirar outras operações e, até mesmo, outros segmentos. E se você está em busca disso, hoje trouxemos para reflexão o mercado de bebidas alcoólicas e diferentes estratégias aplicadas pela Diago – nossa parceira há 17 anos, atualmente com 11 territórios atendidos pela Smollan (incluindo o Brasil) – em seus pontos de venda. 

A categoria de bebidas alcoólicas em 2021

A indústria de bebidas alcoólicas foi amplamente impactada por um ano de disrupção, hábitos flutuantes e mudanças de preferência em função da pandemia. Embora alguns aspectos como duração de tempo e gravidade da transformação variem por região, existe alguma consistência no sentimento global dos consumidores e encontrar esses insights nos direcionam para o sucesso do projeto.

Há uma série de tendências que foram aceleradas pela pandemia e pelos novos hábitos de consumo. Nós podemos te ajudar a mapear esses pontos da sua indústria e também a encontrar as novas expectativas do seu shopper para traçar estratégias eficientes que envolvam soluções de vendas, conteúdo, experiência e gestão de dados, por exemplo.

De volta ao case Diageo, a Covid-19 deu início a uma realidade formada por:

  • Happy Hour virtual
  • Restrição de funcionamento de bares e eventos, incluindo os esportivos
  • Aumento do consumo, em geral relacionado e motivado pelo aumento do stress 

Ao longo do tempo e da retomada de um padrão de vida mais próximo ao antigo normal, já é possível afirmar que esses pontos acima desapareceram ou foram minimizados. Entretanto, algo de permanente ficou: a ampliação de venda da categoria no ambiente digital.

Estimativas de mercado dão conta de que quase metade dos shoppers de bebida alcoólica compraram a categoria online pela primeira vez em 2020. E, comparado com 2019, a expectativa é que o consumo via comércio digital dobre de valor até 2024.

Atuação no canal online

Tanto a indústria de bebida alcoólica quanto os varejistas precisaram se reinventar por meio do e-commerce e, agora, é o momento de encontrar o equilíbrio entre canais físicos e online. 

Por um lado, a tendência é que os varejistas invistam em categorias de crescimento rápido – especialmente as que podem ser combinadas com experiências (como fazer seus drinks em casa ou harmonização gastronômica). E, à medida em que o layout das lojas passa a contemplar de forma crescente a integração com sua oferta digital, o espaço para exibir mobiliário – por exemplo – será menor. Então, as marcas que desejarem espaço precisarão investir em ativações e experiências atraentes, que complementem o posicionamento do varejista. 

E, nesse contexto, é mais do que necessário apoiar-se em:

  • Investir em e-commerce e práticas recomendadas de compra sem atrito
  • Testar novos pontos de contato e experiências digitais para aumentar a demanda
  • Apoiar-se em dados de desempenho para encontrar insights mais profundos e uma segmentação mais forte

Diageo no Brasil – Cartazes Inteligentes

A pandemia impactou diretamente o poder de compra dos brasileiros. Por outro lado, uma parte da população que deixou de gastar com atividades paralisadas pelas restrições – como deslocamentos e atividades sociais – passou a investir mais em produtos premium. E essa tendência é bastante forte para a categoria de bebidas alcoólicas.

Então, uma solução aplicada no Brasil que contempla todo esse cenário detalhado até agora, foi a implementação de um material de ponto de venda interativo para impulsionar um mix de produtos premium da Diageo por meio do delivery. 

A ação contou com uma parceria entre indústria, varejo e serviço de entrega junto o Pão de Açúcar e ao Rappi. A comunicação aliou a tecnologia ao direcionar o público por meio de um QR Code para uma experiência de encontrar o seu whisky favorito por meio do delivery.





Diageo nos Estados Unidos – Produção de conteúdo de prateleira digital

As soluções da Smollan estão em constante evolução para acompanhar as transformações e o dinamismo da jornada de compra do shopper. Com isso, incorporamos o pensamento figital aos projetos para melhorar essa experiência do consumidor. E, portanto, a oferta de soluções também precisa passar pela transformação digital.

O merchandising e a loja perfeita que conhecemos no ambiente offline precisa ser recriado no ambiente digital. E isso acontece por meio da distribuição de conteúdo para a criação de uma loja perfeita no e-commerce. Afinal, as prateleiras passaram a ser digitais!

Nos Estado Unidos, essa aplicação já tem sido feita para a operação da Diageo. Os materiais de ponto de venda foram aprimorados e reinventados em uma série de formatos online (como redes sociais, anúncios e landing pages) apoiando-se na experiência dos nossos estrategistas de vendas e performance de prateleiras digitais. 

O objetivo é tornar o e-commerce da marca um ponto de encontro digital com o consumidor, um espaço para gerar conexão. E, a partir disso, trabalhar com inteligência para gerar a venda.


 

Esses são apenas alguns exemplos do que a Smollan pode oferecer ao seu negócio por meio do monitoramento de inovação em todo o mundo. Nós acompanhamos os movimentos do ecossistema do consumo para colocar a sua marca um passo à frente. Quer saber mais sobre o que podemos fazer para integrar seu negócio ao varejo digital? Entre em contato conosco!